Panetone Decorado

O panetone decorado com pasta americana é a evolução deste tradicional alimento que mais representa o Natal. Fala a verdade. Só o cheirinho do panetone já nos remete às lembranças natalinas.

panetone decorado

Você sabe a origem deste alimento?

Não se sabe exatamente como surgiu o panetone, mas é certo que ele foi inventado no século XV, no norte da Itália. Ele sempre foi intimamente associado à gastronomia da cidade de Milão. A origem do panetone, segundo a teoria mais conhecida, está na cidade de Milão.  Essa delicia Natalina foi criada por um padeiro chamado Tony, com o objetivo de impressionar o pai da moça que ele gostava. As pessoas começaram a comprar o “pão de Tony”, termo do qual originou o nome “panetone”.

Existe outra versão de que a corte de Ludovico, o Mouro, criou o panetone na véspera do natal, por volta de 1494-1500. Em uma das festas, a pão acabou queimando e um cozinheiro chamado Tony precisou improvisar: ele juntou as sobras de ingredientes da sobremesa original, preparou o pão e serviu durante o banquete. Ludovico ficou encantado com o sabor da pão e resolveu chamá-la de “Pani de Toni”.

O nosso adorado panetone é um pão doce, com massa bem macia e fragrância de baunilha. Ele pode ser recheado com frutas secas, uvas passas, sidra, figo, damasco, entre outras delícias. O pão ganhou outras versões ao longo do tempo, como é o caso do chocotone e do Panetone Trufado. Mais recentemente o panetone passou a ser decorado com motivos natalinos feitos de pasta americana. O panetone decorado é perfeito para enfeitar a mesa de Natal ganhando um lugar de destaque.

panetone decorado

Você pode comprar um panetone no mercado e dar um toque especial nele com a decoração, agora se você não tem tempo eu faço panetones caseiros com a decoração que você quiser. Fica a dica da Nena, espero que você goste, e se quiser encomendar esses lindos panetones por favor preencha o formulário abaixo que eu entro em contato com você.

2 ideias sobre “Panetone Decorado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *