Como Usar o CMC

Uma dúvida recorrente nas minhas alunas é sobre como usar o CMC. Algumas acham que tem que ser usado sempre, outras nem sabem o que é ao certo. O fato é que o CMC é um aliado importante, mas eu só o uso em uma situação específica que é para combater o excesso de umidade.

Dias chuvosos são inimigos quando temos que fazer bolos decorados cobertos com pasta americana, pois o clima úmido deixa a pasta americana úmida demais. Ao cobrir um bolo ela fatalmente começará a suar como se estivesse derretendo. Existem algumas soluções que ajudam a amenizar muito o efeito da umidade e facilitam o trabalho nestes dias.

De longe a solução mais simples é usar o CMC. ou Carboximetil Celulose. O CMC. é um espessante muito usado na área alimentícia como estabilizante para diversos tipos de alimentos como margarinas, maioneses e alimentos dietéticos. O espessante alimentar é uma goma hidrosolúvel (solúvel em água) que provoca um aumento da viscosidade da mistura. Para a pasta americana isso significa retirar a umidade. A minha dica é acrescentar um pouco de CMC na pasta, aproximadamente 1 colher de chá para 500gr de pasta. É bem importante fazer isso caso você use a pasta americana para modelagem, mas lembrem-se use CMC apenas quando o tempo estiver muito ÚMIDO ou para fazer modelagem. Se a marca da pasta não for de boa qualidade e você achar que a pasta está muito mole também é recomendado o uso do CMC.

Eu uso o CMC da Arcolor ou da Mix, ambos são muito bons.

Dicas de como usar o CMC

Caso você não tenha o CMC, ou ainda não esteja segura sobre como usar o CMC você pode alternativamente tomar as seguintes medidas.

  • Feche portas e janelas;
  • Caso tenha ar condicionado, deixe ligado o dia inteiro, para diminuir a umidade do ambiente;
  • Um aquecedor mesmo em dias quentes ajuda a secar um pouco o ambiente. Deixe ligado e feche tudo por algumas horas pelo menos;
  • Quando for abrir a pasta use muito amido de milho, bem mais do que a quantidade que esta acostumada. Coloque uma boa quantidade na bancada e abra a pasta em cima. Se necessário polvilhe por cima também;
  • Quando for montar o bolo para estes dias, diminua ou até elimine a quantidade de calda;
  • Espalhe a ganache sobre o bolo e deixe na geladeira por 30 minutos antes de colocar a pasta.

3 ideias sobre “Como Usar o CMC”

    1. O CMC vai deixar sua pasta mais seca mesmo, eu indico o uso do CMC para dias muito úmidos ou se você for fazer alguma modelagem. Se você exagerou no uso do CMC ou deixou a pasta secar uma possível solução é misturar com pasta nova. Ainda assim dependendo da quantidade pode não dar certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *