Colorir a Pasta Americana

Uma das maiores dúvidas das minhas alunas é sobre como colorir a pasta americana. Como fazer um vermelho vivo e um preto brilhante? Comprar a pasta colorida ou colorir na mão? Nesta matéria vou tentar esclarecer algumas coisas sobre o processo de colorir a pasta americana. Também vou dar algumas dicas sobre como atingir a cor que você deseja. Antes de você ler esta matéria recomendo que você leia a matéria onde falo especificamente sobre o corante alimentício.

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que colorir a pasta americana é um processo lúdico, quase uma brincadeira. O processo não é exato as cores nunca saem perfeitamente iguais. Eu sempre me pego fazendo um vermelho mais vibrante ou um verde mais brilhante. O fato é muitas coisas influenciam o tingimento da pasta como a marca do corante ou a proporção das cores. Outro fator é se a pasta é novinha ou é uma que você já tinha guardado. Além disso, até mesmo a temperatura do ambiente e das mãos.

Comprar pasta colorida ou colorir?

Eu uso a pasta branca, porque eu compro em grande quantidade então sai mais barato trabalhar com a pasta branca. Eu também sempre tenho porções de pasta já coloridas o que adianta meu trabalho, mas nada contra as pastas já coloridas que economizam tempo e já vem no tom que você quer. Mesmo assim eu recomendo que você compre somente a massa preta e vermelha que são as cores mais difíceis. As outras você consegue com corantes.

Como chegar ao preto?

Eu considero a cor preta a mais difícil de ser atingida com corantes. Utilizando somente o corante preto, depois de muito amassar e sovar a massa o máximo que você vai conseguir é uma cor perto do chumbo (cinza bem escuro). Quando você chegar nessa cor chumbo, adicione um pouco de azul-marinho. A pasta vai ficar preta e brilhante fica lindo, para mim fica muito melhor do que a pasta já colorida, mas essa é a minha opinião.

Como chegar ao vermelho?

Quando misturamos o corante vermelho em uma pasta americana branca o máximo que vamos conseguir é um rosa forte, mesmo que você gaste o tubo inteiro de corante não vai chegar naquele vermelho vivo. Depois de muito apanhar eu descobri que misturando um pouco de corante cor de laranja conseguimos chegar ao vermelho.

E outras cores?

Sempre tenha cuidado com as cores indicadas nos corantes elas costumam enganar. Por exemplo, o corante lilás deixa a pasta azul, para ficar lilás igual à cor da embalagem do corante temos que misturar o rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *